A novidade, anunciada há algumas semanas pelo grupo Stellantis, composto por Fiat, Jeep e Ram, é uma oportunidade para aqueles que desejam ter alguns de seus modelos na garagem. As marcas anunciaram a oportunidade de compra de alguns dos seus veículos com o pagamento mediante sacas de soja.

A operação, chamada Bater Trade, que já é bastante usual e conhecida no setor do agronegócio, agora passa pelo experimento no ramo automotivo. O objetivo deste novo modelo de negócio é facilitar e potencializar as vendas junto ao setor do agronegócio, fortalecendo, assim, os laços entre os agricultores e as marcas.

De acordo com as informações, o projeto piloto tem o objetivo de contemplar 1,2 mil produtores selecionados dos estados do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Paraná e Pará.

Para isso, precisarão ser definidos quais os valores envolvidos, assim como a cotação básica da commodity agrícola que será usada para o pagamento, a aquisição do bem, o seguro já incluso, e, por fim, a liquidação financeira.

Importante frisar que o setor agrícola corresponde a mais de 21% do PIB brasileiro, sendo um setor dinâmico da economia que atua fortemente nas exportações, destacando-se consideravelmente mesmo diante de todas as instabilidades econômicas que o país enfrenta.

Leonardo Santana Gomes
Acadêmico de Direito

Bruno Manke Ritter
OAB/RS 111.728